Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Início / Dicas de Viagem / Descubra como ser um Verdadeiro Viajante Vegano

Descubra como ser um Verdadeiro Viajante Vegano

img_dica_viajante_dica

O que é ser vegano? Para alguns, veganismo está mais associado a uma dieta ou estilo de vida do que a um movimento político propriamente dito. Evidentemente que levar o veganismo como estilo não impede que a pessoa também esteja contribuindo para a causa de libertação animal ao não consumir produtos que contenham derivados, entretanto, acontece também uma despolitização e até alienação, fazendo com que muitas pessoas não consigam dissociar o veganismo a atividades ligadas ao aparente “bem-estar animal”, mas que envolvem casos de grande exploração, principalmente na área do turismo.

img_dica_viajante_vegano_viagem

O turismo não é muito discutido dentro do “movimento vegano dietista” e o problema principal disto é que muitas pessoas, sendo levadas pelo seu amor pelos animais, acabam consumindo serviços que vendem o produto como amor aos animais, quando na verdade os estão explorando. O caso mais comum é o dos zoológicos que, na maioria dos casos compram animais do tráfico (às vezes um tráfego legal) para aumentar sua “coleção”. Outros casos mais evidentes envolvem os circos com animais. Porém, há ainda que se apontar para formas mais e menos sutis de exploração voltadas para o entretenimento e que às vezes até se auto-caracterizam como ambientais e ecológicas. Neste caso, a lista abaixo evidencia os principais tipos de estabelecimentos turísticos a serem evitados por turistas veganos.

Passeios com elefantes

img_dica_viajante_vegano_6
Elefantes são animais poéticos e não é a toa que muitas pessoas que se dizem amantes dos animais acabem por comprar o típico serviço de andar em um elefante. Esquecem-se que estes animais tiveram que passar por tortura por anos para que deixem o turista subir em suas costas com naturalidade. De fato, este tipo de serviço é extremamente criminoso, pois traficantes costumam seqüestrar filhotes recém-nascidos, matando em alguns casos a mãe, e torturando-os com armas em estilo medieval por anos, até que estejam com tanto medo, que aceitem os humanos com docilidade. Não caia nessa! Conscientize seus familiares a respeito deste serviço absurdo.

Passeios com cavalos, ihamas e camelos

No Brasil não há passeios com camelos e lhamas, mas os cavalos são comumente vistos. Devemos lembrar que qualquer animal jamais permitiria que alguém subisse em cima dele, sem que ele tenha passado por treinamento (violento na maioria dos casos). Para os amantes dos cavalos, devemos lembrar que mesmo no caso de encantadores, os cavalos são criados como objetos em criadouros de reprodução especializados e quando velhos e inúteis, são assassinados sem piedade, portanto, evite serviços deste tipo e boicote.

Golfinhos, orcas e aquários

Não se deixe levar pela aparente alegria de golfinhos e orcas saltitantes em “Sea Worlds” e outros pelo mundo. Eles sofrem com o treinamento e foram seqüestrados de seus habitats naturais para entreter humanos. Por fim, aquários não passam de gaiolas de peixes, os quais estariam muito mais felizes em seu habitat natural do que em uma bolha gigante de água.

Conclusão

Existem muitos outros serviços envolvendo animais, os quais, às vezes, até parecem estar livres (como macacos na Tailândia). Não se deixe levar! Por mais bonitinhos que eles pareçam ser, eles escondem uma triste história de vida. Animais são felizes quando estão com suas famílias e em seu habitat natural. Não pense que eles estão mais felizes em um ambiente humano e artificial.

img_dica_viajante_vegano_9

Saiba mais sobre como ajudar os animais explorados, vítimas da indústria do turismo Acesse o site “World Animal Protection”: Clique aqui para acessar

Baixe aqui o Guia para se tornar um turista amigo dos animais
download_icoClique aqui para baixar o Guia

Veja também

img_capa_santos

Opção de pizza vegana em Santos – veja onde comprar na baixada santista

Para a felicidade dos veganos da baixada santista uma tradicional pizzaria em Santos inicia a …