Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Início / Dicas de Viagem / Stonehenge brasileira promete passeio místico no interior do Brasil

Stonehenge brasileira promete passeio místico no interior do Brasil

Quem já não pensou em conhecer Stonehenge? Este épico monumento, patrimônio da Unesco, foi misteriosamente construído pelos povos celtas na Inglaterra e é visitado por milhões de pessoa todos os anos. Com o preço da libra porém, tudo fica um pouco mais complicado, o que não é motivo para desistir do sonho de conhecer um monumento megalítico deste tipo, pois aqui mesmo no Brasil existe um conjunto similar, mas pouco conhecido do público.

Já pensou em visitar o Amapá? Não? Então está na hora de colocar este estado na lista, pois é ali que se localiza o fantástico “Stonehenge brasileiro”, o observatório astronômico de Calçoene, o qual fica na cidade de mesmo nome, junto ao Parque arqueológico do Solstício.img_stone_brFormado de rochas de granito de mais de 30 metros de diâmetro, o monumento foi usado em cerimônias indígenas há mais de 2000 anos atrás e era utilizado para observar o percurso do sol, entre os dias 21 e 22 do solstício. Além disso, o local era usado como cemitério e outras cerimônias religiosas dos indígenas, tendo sido encontrados vasos e outros objetos de culto.

Atualmente, o monumento sofre certo descaso por parte do governo local e para conhecer é preciso encontrar o senhor Leilson Carmelo da Silva, o “Seu Garrafinha”, o qual cuidou e se responsabilizou voluntariamente pelo patrimônio, muito antes de qualquer autoridade se interessar pelo local

Calçoene é uma região muito pobre e com pouca estrutura turística. Assim, não há meio de transporte para o sítio e é preciso procurar o Seu Garrafinha, bastante conhecido da população e que até já ganhou homenagem da National Geographic por seus serviços à humanidade.

Enquanto um maior suporte das autoridades não vem, Calçoene é também local da praia do goiabal e o último município antes do Oiapoque.

Vale a pena conhecer!

Mais informações: conheça o site Redescobrir, que foi visitar o local:

Acessar Site

Veja também

img_capa_santos

Opção de pizza vegana em Santos – veja onde comprar na baixada santista

Para a felicidade dos veganos da baixada santista uma tradicional pizzaria em Santos inicia a …